O Currículo da Cidade de São Paulo foi criado a muitas mãos a partir dos conhecimentos produzidos e das práticas realizadas pelas professoras e professores da Rede Municipal de Ensino ao longo dos últimos anos. O movimento de atualização do currículo envolveu mais de 43 mil estudantes e 16 mil professores ao longo de 2017, em paralelo às discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se faziam nacionalmente, de forma a ser a primeira cidade a lançar o documento em sua versão já alinhada às diretrizes nacionais. Conheça abaixo sua estrutura e navegue pela versão interativa.
O direito à educação implica a garantia das condições e oportunidades necessárias para que os estudantes tenham acesso a uma formação indispensável para a sua realização pessoal, formação para a vida produtiva e pleno exercício da cidadania.
O Currículo da Cidade foi um dos primeiros do mundo a se alinhar aos ODS da Organização das Nações Unidas. Os 17 objetivos e 169 metas buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero. Aqui você pode conhecê-los em detalhe, além de encontrar as sequências didáticas relacionadas.
Explore e encontre sequênciasA Matriz de Saberes tem como propósito formar cidadãos éticos, responsáveis e solidários que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável. Aqui você pode conhecer as dimensões da matriz e encontrar as sequências relacionadas.
Explore e encontre sequênciasNo Currículo da Cidade, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento orientam-se pela Educação Integral a partir da matriz de saberes e indicam o que os estudantes devem alcançar a cada ano como resultado das experiências de ensino e de aprendizagem intencionalmente previstas para esse fim.
Explore e encontre sequências